Política

Colulas "Aparte" e "Cuiabá Urgente"

Será que paga?
Ex-vereador Lutero Ponce está em um beco sem saída. Ele tem 15 dias para desembolsar mais de R$ 2,3 milhões para ressarcir os cofres públicos. Determinação é do Tribunal de Contas, devido a irregularidades cometidas durante sua gestão na presidência da Câmara de Cuiabá. Irregularidades essas que resultaram na cassação de seu mandato, em 2009. Desde então, Lutero anda sumido.

Recado certeiro

Quem conhece o senador Blairo Maggi (PR) sabe que o fato dele externar publicamente sua decepção com a carreira política, criticando a morosidade dentro do Senado, pode ter segundas, terceiras e até quartas intenções. Uma delas seria a sinalização de que o desejo de retornar ao governo do Estado em 2014 começa a ganhar forma. É grande a possibilidade e uma dica para bom entendedor, avaliam fontes próximas ao ex-governador.

Eu sou inocente, eu nada fiz!

Juiz Gilberto Giraldelli, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, rejeitou recurso pelo retorno do prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR), e do vice, Tião da Zaeli (PR), aos cargos. Afastados desde o último dia 3, após deliberação da Câmara Municipal, a dupla já havia perdido em 1ª instância. No Legislativo, uma Comissão Processante foi aberta para apurar 70 irregularidades cometidas na gestão municipal, referentes a 2009 e apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Murilo, lógico, nega todas as acusações e, a cada dia, aprimora em explicações estranhas, muito estranhas.

Luva de pelica

Apontado pelos adeptos do "fogo amigo" como responsável pela queda na arrecadação de impostos no Estado por causa do novo sistema implantado no Detran, o presidente Teodoro Lopes, o Dóia, cortou logo o mal pela raiz. Ele foi ao governador Silval Barbosa e apresentou balanço onde comprova que, no comparativo de janeiro e fevereiro de 2010 com igual período de 2011, as receitas da autarquia cresceram 33%.

Bolsa de aposta

Ainda vai dar o que falar a posição dos deputados estaduais em relação à volta do Fundo de Assistência Parlamentar - aquele das aposentadorias vitalícias. Projeto de retorno do FAP foi aprovado no plenário da Assembleia Legislativa no ano passado, mas acabou vetado pelo governador Silval Barbosa. Agora cabe aos velhos e novos parlamentares decidir se derrubam o veto. Enquanto o FAP não vai a plenário, as apostas sobre quem votará contra ou a favor correm soltas.

Barba de molho

A visita a Mato Grosso do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, por determinação da presidente Dilma Rousseff (PT), na prática não virou nada mais, nada menos, do que promessa de ajuda aos desabrigados e um almoço no Palácio Paiaguás, acompanhado por rasgados elogios ao Estado. Governador Silval ficou pensativo, porque a situação exige ações urgentes.

Barba de molho

Governo do Estado e o Ministério Público lançaram parceria para reforçar o combate à violência contra a mulher. Uma bela decisão e respeitosa para com aquelas que são abusadas e vilipendiadas em seus direitos. Mas precisava ter coquetel no final do evento?
***
Corregedor-geral de Justiça de Mato Grosso, Márcio Vidal, implantou sistema de plantão aos sábados, domingos e feriados que começa a valer neste fim de semana. A ideia é atender medidas urgentes que podem resultar em pena de dano irreparável ou de difícil reparação.
Serviço segue normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), responsável por disciplinar os plantões judiciários em primeiro e segundo graus.
***
No dia 27 de março acontece em Cuiabá seminário para discutir a desapropriação de imóveis para realização das obras da Copa do Mundo 2014. O tema já diz tudo: "Tô na rota da desapropriação, e agora?" Na verdade, donos de imóveis e locatários, principalmente os da Avenida Prainha, estão que é puro desespero por conta da medida, diga-se de passagem, inevitável para as adaptações viárias que a Capital necessita.
***
Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou quebra do sigilo fiscal de todos os 38 réus do "mensalão". Entre eles está o deputado federal licenciado e atual secretário de Saúde, Pedro Henry (PP). O objetivo é levantar o total de bens dos acusados e estudar eventual ressarcimento ao erário.

Fonte: A Gazeta

Twitando

O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP), fez campanha, no meio final da tarde, para completar os mil seguidores no seu twitter. “Ajudem-me a passar a casa dos mil...”, conclamou.

Mais twitter

Poucos minutos depois do apelo, Riva alcançou a meta. Porém, se lançou em outra campanha: busca a marca desafiadora de chegar a dois mil seguidores, número que para Mato Grosso é considerado alto.

Médico inovador

O empresário Toninho Domingos, irmão do prefeito afastado de Várzea Grande Murilo Domingos (PR), está em Goiânia-GO, em consulta com o médico das celebridades e autoridades do país, Áureo Ludovico de Paula.

Cortando a carne

Portador de diabetes e bem acima do peso, Toninho deve ser submetido, após check-up, ao mesmo procedimento cirúrgico do apresentador de TV Globo, Fausto Silva, o Faustão.

Novo método

O cirurgião, que tem gerado controvérsias, adotou uma nova forma de cirurgia para redução de estômago com enfoque na cura de diabetes. Os senadores Demóstenes Torres e Heráclito Fortes foram algumas das autoridades submetidas ao procedimento cirúrgico.

Doença

Toninho lamentou a situação que vive e por conta do afastamento do irmão anda com um estado emocional à flor da pele e o diabetes “ataca tudo”. O empresário diz que o irmão está sendo injustiçado.

Doença 2

Além de estar afastado da prefeitura, Murilo enfrenta problema de saúde. Ele se recupera de uma cirurgia de hérnia de disco, porém tem diabetes e problemas no coração.

Apoio


Joaninha, independente de ser o protagonista da campanha publicitária do governo, sempre tem levado o nome de Mato Grosso aos quatro cantos deste país. Na campanha passada, declarou apoio a Silval Barbosa.

Feriadão

Depois do feriado esticado de Carnaval que nem os bons baianos conseguem estender, os parlamentares de Mato Grosso retornam às atividades na próxima terça-feira. O mesmo acontece com os vereadores da Capital, que emendaram a folia por toda a semana sob o argumento de que as poucas sessões que aconteceriam esta semana foram antecipadas.

Feriadão 2

Em semana praticamente morta para os representantes do Legislativo, os parlamentares aproveitaram também para esticar o feriadão e se dedicar às bases eleitorais.

Conscientização

O Detran lança dia 15 próximo a campanha "Trânsito Consciente". O protagonista da campanha publicitária é o pentacampeão nacional de motocross livre, Gilmar Flores, o Joaninha.

Conscientização 2

Mato-grossense de Sinop, Joaninha já está atuando na campanha de televisão. Será uma das figuras presentes ao ato ‘festivo’ de lançamento na terça-feira, no Palácio Paiaguás.

Introspectivo

A ação do PPS para tirar a vaga de Júlio Pinheiro (PTB) da Câmara de Vereadores de Cuiabá mexeu com o parlamentar. Nos últimos dias, ele já não mostra o mesmo ânimo de quando assumiu a presidência do Legislativo.

Introspectivo 2


O vereador ingressou na Câmara no lugar do vereador cassado Ivan Evangelista (PPS). Porém, o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) é de que a vaga de suplente é do partido e não da coligação. A ameaça assombra JP.

À caça

O prefeito Chico Galindo (PTB) está só. O demissionário Maurélio Ribeiro fica no cargo até o petebista oficializar o novo secretário de Saúde da Capital na próxima semana. Mas não está fácil.

Desamparados

O prefeito afastado de Várzea Grande, Murilo Domingos, e o vice-prefeito Tião da Zaeli não estão tendo o apoio de lideranças do Partido da República nesta fase de maremoto. Pelo menos, publicamente, ninguém se manifesta.

Câmara feminina

A segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça é composta exclusivamente por mulheres. O resultado desta composição tem dado celeridade aos julgamentos, além da harmonia.

Câmara feminina 2

A Câmara é formada pelas desembargadoras Maria Helena Póvoas e Clarice Claudino da Silva, além da juíza-substituta de Segundo Grau Marilsen Andrade Addario. As duas primeiras são as únicas que fazem parte do Pleno do TJ. 



Fonte: Diário de Cuiabá