Pesquisa Gazeta Dados aponta Lucimar na liderança e forte crescimento de Tião da Zaeli

Eleições 2012 em Várzea Grande, pesquisa Gazeta Dados - A democrata Lucimar Campos tem a preferência do eleitorado de Várzea Grande na disputa à Prefeitura. Ela está com 41% das intenções de voto, 19 pontos percentuais à frente do segundo colocado na pesquisa, Wallace Guimarães (PMDB), que tem 22% das intenções. Já o atual prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PSD), figura em terceiro lugar na corrida eleitoral e soma 14% dos votos.

Em último aparece o candidato Milton Dantas (Psol) com apenas 1% das indicações dos eleitores entrevistados na sondagem de voto estimulado. Nesta modalidade, o eleitor recebe do entrevistador um cartão com o nome de todos os candidatos. Votos brancos e nulos somam 5% e o percentual de quem não sabe ou não quis responder chega a 17%.

Excluindo-se os votos brancos e nulos, Lucimar atinge o patamar de 52% das intenções, 24 pontos percentuais à frente de Wallace, que chegaria aos 28%. Zaeli, terceiro, chegaria aos 19% e Dantas permaneceria com 1%.

O quadro de eleitores indecisos deverá ser reduzido nos próximos dias. Isso porque, a partir do dia 21 começa a exibição do horário eleitoral gratuito e a população passa a conhecer as propostas de cada candidato. Para a eleição deste ano, o horário eleitoral será exibido pela TV Record/MT.

A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso sob o número 00100/2012 para divulgação exclusiva do jornal A Gazeta e demais empresas do Grupo Gazeta de Comunicação. Os eleitores foram entrevistados entre os dias 4 e 6 de agosto em 57 bairros das 5 regiões da cidade. Amargem de erro da pesquisa é de 4,5%, para mais ou para menos.

Trabalhando com pesquisas eleitorais há 20 anos, o Gazeta Dados utiliza a técnica Survey, por cotas proporcionais, levando-se em consideração dados socioeconômicos da população, sexo, idade, escolaridade e renda familiar.

Espontânea

Na espontânea, Lucimar Campos mantém a liderança. Nesta modalidade, os eleitores afirmam sua intenção sem que possam acessar a relação dos candidatos. A esposa do senador Jaime Campos (DEM) é lembrada por 34% do eleitorado.

Ainda na espontânea, a ordem se repete e Wallace Guimarães fica com a segunda colocação com a metade das intenções da ex-primeira dama do município, 17%. Em terceiro está o empresário mineiro e atual prefeito, Tião da Zaeli, com 9%.

O número de eleitores indecisos é maior em comparação ao levantamento estimulado e atinge 30%. Brancos e nulos somam 10%. O candidato Milton Dantas nem chega a pontuar, demonstrando que o nome dele e suas propostas políticas não são conhecidas da população.

Por ter colégio eleitoral inferior a 250 mil eleitores, a eleição em Várzea Grande será obrigatoriamente decidida em apenas 1 turno.

Rejeição

Atual prefeito da cidade, Tião da Zaeli lidera no quesito rejeição. De acordo com a amostragem, 26% dos 174.557 eleitores não votariam nele de maneira nenhuma se as eleições fossem hoje.

Wallace Guimarães, ex-vereador e presidente da Câmara Municipal, é rejeitado por 17% do eleitorado, segundo índice mais alto para esta eleição. Já o empresário Milton Dantas figura em terceiro com 13% dos entrevistados afirmando que não o escolheriam como prefeito. Líder nas pesquisas estimulada e espontânea, Lucimar Campos é rejeitada por 12% do eleitorado.

Parte da rejeição ao atual prefeito de Várzea Grande é explicada pelo anseio da população por mudança. O Gazeta Dados quis saber dos eleitores entrevistados qual deveria ser o perfil do próximo prefeito do município. E para 67% da população, a cidade deverá ser administrada de forma totalmente diferente da forma como vem sendo gerida.

Já para 15% dos eleitores mudanças deverão ocorrer, mas as principais ações do governo deverão ser mantidas. Apenas 6% do eleitorado quer que o município seja administrado com continuidade a todas as ações.

Lideranças e apoios Apontado como trunfo pelos candidatos ao Paço Couto Magalhães, o apoio de políticos locais, regionais e nacionais pode interferir na opinião do eleitorado. Enquanto 53% dos eleitores afirmam que a simpatia pelo candidato aumenta quando ele está no mesmo palanque da presidente Dilma Rousseff, 64% da população não aceitaria um candidato apoiado pelo ex-prefeito Murilo Domingos (PR), o que dá ao empresário e exprefeito o título de cabo eleitoral “indigesto”.

Entre os 3 senadores que compõem a bancada de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), que se licenciou para tratamento de saúde é aquele capaz de arregimentar mais votos. O ex-governador influencia positivamente 39% do eleitorado.

Jaime Campos (DEM) aumentaria o potencial de votos para 31% dos eleitores, enquanto que Pedro Taques (PDT) é apontado como um bom cabo eleitoral por 26% da população.

É grande o número de entrevistados que afirmam que tais apoios não interferem em nada, na hora de definir o voto e, no caso dos senadores, o percentual varia dos 49% para Campos aos 62% de Taques, passando por 54% que estão indiferentes ao apoio de Maggi.

Eleitores Apesquisa retrata o perfil do eleitorado da segunda maior cidade do Estado. Eles estão distribuídos da seguinte forma: 28% na região Leste, 22% na região Norte, 19% na Oeste, 16% no lado Sul e 15% na área central da cidade. As mulheres são maioria, com 52% e a faixa etária predominante tem mais de 45 anos, com 35%. Grande parte do eleitorado possui como formação o ensino médio, completo ou incompleto e tem renda familiar de 1 a 5 salários mínimos. Fonte: A Gazeta

Gostou? Compartilhe:

6 comentários:

  1. Pesquisa fajuta comprada pois a todos amigos que converço no dia a dia nao vejo um que vota nessa mulher se Lucimar Ganhar o que eu acho dificil sera mais 4 anos de atrazo para querida Varzea Grande. Vamos la povo Varzeagrandence mastra para Jaime que so aparece aqui em ano de eleicao que nos queremos mudança.

    ResponderExcluir
  2. FORA FAMILIA CAMPOS... VCS SÓ TRAZEM ATRASO PARA VG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FORA FAMILIA CAMPOS... VCS SÓ TRAZEM ATRASO PARA VG²

      Excluir
  3. Eu voto nos campos se vc não volta a 8 anos atrais quando quiseram com Murilo a tau mudança. Vê o que Jaime féis e compara com Murilo dormindo

    ResponderExcluir
  4. fora familia camposssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. tião da zaeli vai vencer e os canpos k vão pros canpos k os patan

    ResponderExcluir