15 DE MAIO, VÁRZEA GRANDE COMPLETA 142 ANOS

Desafio da atual gestão é tentar recuperar a receita que caiu muito em relação a Cuiabá e Rondonópolis, os principais pólos de MT


Atualmente vocação da "Cidade Industrial" está mais voltada ao comércio e prestação de serviço
O município de Várzea Grande comemora hoje 142 anos de fundação. As homenagens serão marcadas por shows, missa solene na Paróquia do Cristo Rei e desfile cívico que devem contar com a participação do prefeito licenciado Murilo Domingos e do vice Tião da Zaeli (ambos do PR).

Com 142 anos de fundação e 60 de emancipação política, Várzea Grande, cidade vizinha à Capital de Mato Grosso, tem atualmente como como principal desafio resgatar o título de "Cidade Industrial", obtido na década de 1970 e que vem perdendo a força devido ao crescimento de municípios do interior ligados ao agronegócio.

Apesar das festas, os desafios não são deixados de lado. O prefeito em exercício, Tião da Zaeli, citou ontem, por exemplo, que um dos principais obstáculos a serem superados é a retomada do desenvolvimento econômico.

Alega que nos últimos anos o poder público atraiu poucos investimentos da iniciativa privada. "A cidade não tem hoje recursos suficientes e a arrecadação é muito pequena", avalia.

A preocupação de Tião tem fundamento. O orçamento anual de Várzea Grande já foi equivalente a 50% da receita de Cuiabá, mas atualmente esse percentual caiu para menos de 30%, ou seja, cerca de 300 milhões.

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) também vem caindo nos últimos meses devido à crise financeira.

Principal pólo industrial de Mato Grosso até o início da década de 90, Várzea Grande perdeu o posto para Rondonópolis, capital do agronegócio no Estado.

Separada da Capital somente pelo rio Cuiabá, o município continua sendo atualmente o segundo maior em número de habitantes com mais de 250 mil pessoas e continua preservando as características de uma cidade interiorana.

Comemorações - As comemorações de hoje têm início às 7h00, com uma missa na Paróquia do bairro Cristo Rei. Os principais eventos são também: o desfile cívico que ocorre a partir das 16h na Avenida Couto Magalhães e os shows que ocorrem a partir das 18h na Praça Áurea Bráz, na avenida Gonçalo Botelho de Campos, também no Cristo Rei.

Téo Meneses
Fonte: A Gazeta

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário