ELEICOES EM VARZEA GRANDE: GAZETA DADOS MOSTRA MURILO NA FRENTE



Murilo mantém frente em VG

Num intervalo de duas semanas, os dois principais candidatos cresceram idênticos 2 pontos percentuais




Pesquisa Gazeta Dados, na 3ª rodada em Várzea Grande, mostra que o prefeito do município e candidato à reeleição, Murilo Domingos (PR), mantém 6 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado. O republicano está com 43% de intenções de voto, contra 37% de Júlio Campos (DEM). Nico Baracat (PMDB) permanece em terceiro, com 4%. Na última sondagem, de 13 e 14 de setembro, Murilo obteve 41% da votação e o democrata 35%, os mesmos 6 pontos de diferença. Num intervalo de duas semanas, os dois principais candidatos cresceram idênticos 2 pontos percentuais.


O instituto ouviu 502 eleitores de Várzea Grande nos dias 27 e 28 de setembro. A pesquisa foi realizada com o objetivo de informar aos leitores de A Gazeta sobre a tendência eleitoral na cidade e registrada na 20ª Zona Eleitoral da Comarca local sob o número 042/2008. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.


No voto estimulado, que aponta a frente pró-Murilo, brancos e nulos reúnem 6% e 10% ainda estão indecisos e não sabem em quem vão votar no próximo domingo. Em relação às 3 pesquisas feitas pelo Gazeta Dados em Várzea Grande, o total de indecisos caiu 7 pontos. Era 17%, baixou a 11% para recuar agora a 10%. Brancos e nulos permaneceram em 6%.


Várzea Grande tem 160.505 mil eleitores aptos a comparecer às urnas no dia 5 de outubro, dos quais 51,25% são mulheres. De 2004, na primeira eleição do republicano, o crescimento do eleitorado na Cidade Industrial foi de 8,1%, conforme estatísticas do Tribunal Regional de Mato Grosso (TRE/MT).


O Gazeta Dados aplica a técnica Survey de questionários padronizados que são capazes de gerar resultados representativos do número de eleitores de Várzea Grande. Os entrevistadores do instituto percorreram 42 bairros de 4 regiões do município. A 1ª rodada de pesquisa ocorreu nos dias 30 e 31 de agosto e mostrava o candidato Júlio Campos com 34% dos votos e Murilo 36%. Dessa amostragem até a de hoje, o crescimento do democrata foi de 3 pontos, enquanto o republicano avançou 7 pontos.


Espontânea - No voto espontâneo, quando o eleitor apenas indica o nome de sua preferência aos entrevistadores, a diferença entre Murilo e Júlio cai para 5 pontos. O republicano chegou a 41% das indicações de votos do eleitorado, enquanto o democrata atingiu 36%. O peemedebista Nico Baracat aparece com os mesmos 4%. Comparando-se às pesquisas anteriores, o candidato à reeleição Murilo Domingos, que tem o apoio do governador Blairo Maggi, saiu de 31% (30 e 31 de agosto); foi a 40% (13 e 14 de setembro) e agora registra 41%. São 10 pontos percentuais de crescimento. O ex-conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Júlio Campos, partiu de 28%, atingindo 34% e atualmente possui 36% da preferência eleitoral. Entre as 3 rodadas, o democrata avançou 8 pontos percentuais. Já Nico Baracat obteve 5% e mais 5% caindo na 3ª sondagem para 4%, ou seja, perdeu 1 ponto percentual. O número de indecisos nesta avaliação caiu 16 pontos. Saiu de 29%, foi a 16% e está em 13%.


Votos válidos - O Gazeta Dados fez a simulação de votos válidos, aqueles que o Tribunal Regional Eleitoral considera para declarar um candidato vitorioso. Para se chegar ao percentual de votos válidos, retiram-se os índices de brancos e nulos e indecisos. Nessa condição, Murilo mantém a liderança com 51% seguido por Júlio, que ficaria com 44%, 7 pontos de diferença. Nico surge com 5%. O instituto também aproveita a margem de erro definida em 4% para verificar a possibilidade de variação dos candidatos. O atual prefeito com 51% baixaria a 47% e atingiria 55%. Campos sairia dos 44% para 48%, mas poderia recuar a 40%. Nico chegaria a 1% ou a 9%, na margem superior.


Rejeição e o vencedor - Em se tratando de rejeição, o quadro eleitoral em Várzea Grande modificou-se desde a 1ª rodada de pesquisa. Júlio Campos liderava a rejeição em agosto com 31%, foi a 32%, baixando a 29%, 3 pontos a menos. A rejeição a Murilo Domingos mostra um crescimento. O prefeito de Várzea Grande tinha 23%, avançou para 25% e agora obteve 26%, 3 pontos a mais no comparativo com a 1ª rodada de pesquisa do Gazeta Dados na Cidade Industrial. Nico Baracat teve um recuo na rejeição. Saiu de 22%, foi para 21% e chegou aos 17%, uma redução de 5 pontos. Quanto à condição de vitorioso em 5 de outubro, 53% manifestaram que as urnas vão indicar Murilo Domingos e 33% apostam em Júlio Campos. Nesta, Nico tem somente 1%.


Vereador - A 3ª rodada do Gazeta Dados pesquisou ainda a intenção de voto para vereadores. Na sondagem espontânea os eleitores citaram os nomes de 82 candidatos. O quadro da última amostragem não se alterou em relação ao primeiro lugar, mas Chico Curvo caiu de 4,98% para 4,17% e divide a liderança com Hiltinho, que também obteve os mesmos 4,17%. Na sequência estão Hilton Gusmão, com 3,37%, Baiano com 3,17%, Joaquim Antunes e Vanderley Siqueira com 2,58% cada um. Mamão e Edmar vêm com 1,98%. Vinte e oito candidatos aparecem com 0,20% das intenções de voto. Vale ressaltar que a pesquisa espontânea para proporcional não tem validade científica e indica uma situação pessoal de quem foi ouvido pelos entrevistadores. Quem luta para ocupar uma das 13 vagas na Câmara Municipal de Várzea Grande ainda tem muito trabalho pela frente, mesmo faltando 6 dias para as eleições. O percentual de eleitores que ainda não escolheram o candidato a vereador chega a 23,61%, enquanto 12,10% preferiram não responder.


Margareth Botelho
Diretora de Redação
Fonte: A Gazeta

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário