TSE determina horário eleitoral na TV em VG



TSE determina horário eleitoral na TV em VG


Várzea Grande, segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso, vai ter horário eleitoral gratuito na TV. A decisão partiu do ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Eros Grau, que nesta quinta à noite concedeu liminar à Ação Cautelar 2668. Ele determina que o Tribunal Regional Eleitoral destine o tempo de TV para atender as candidaturas em Várzea Grande. A dúvida agora é se o horário eleitoral será transmitido integralmente por uma única emissora ou se o espaço será correspondente a 10% do tempo que já está destinado a Cuiabá.

A reviravolta foi provocada a partir de dois recursos protocolados no TSE pela coligação "Mudança, Acredite, nós Faremos", que tem como candidato a prefeito o peemedebista Nico Baracat (PMDB). O horário eleitoral já começa na próxima terça (19). Agora, o Pleno do TRE-MT vai definir o sorteio, o tempo e qual emissora ficará responsável por transmitir as mensagens dos candidatos majoritários e proporcinais.

Além de Nico Baracat, que tem apoio de cinco partidos, a corrida sucessória em Várzea Grande envolve o prefeito Murilo Domingos (PR), que busca um novo mandato, e o ex-governador Júlio Campos (DEM). A disputa está polarizada entre Júlio e Murilo.

Em princípio, o TRE indeferiu pedido sobre horário eleitoral em VG, que não conta com uma emissora de TV local. Acontece que os candidatos não protocolaram pedido de espaço dentro do prazo legal. Agora, com a decisão do ministro Eros Grau, os concorrentes ao pleito de 5 de outubro passam a ter direito ao espaço na TV por 45 dias, a exemplo do que ocorreu na campaha de 2000, quando o mesmo TSE decidiu pelo espaço no horário eleitoral no município.

"Essa é uma vitória do povo de Várzea Grande", comemora o candidato Nico Baracat, que chegou a conceder entrevista coletiva para denunciar complô entre Murilo e Júlio no sentido de evitar que os eleitores de VG tivesse direito a acompanhar as mensagens e propostas dos candidatos na TV.

Fonte: RDNews

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário