Em Várzea Grande Programa Saúde da Família, PSF, passa de 3 para 12 equipes

Várzea Grande ganha mais

quatro equipes de PSF

"Estamos cumprindo o que foi anunciado lá atrás no início da gestão", exclama o secretário. Em três anos, o atendimento do PSF triplicou na cidade e com as novas equipes será quadriplicado, já que quando esta administração assumiu eram apenas três equipes em atuação (São Mateus, Unipark e Vila Artur). "Em 28 meses passando para oito e vamos avançar para 12",
frisa Della Pasqua.


O secretário de Saúde de Várzea Grande, Reinaldo Della Pasqua, anunciou hoje a criação de mais quatro equipes do Programa de Saúde da Família, o PSF. Os novos profissionais vão atuar nos bairros, Jardim Manaíra, Jardim União, Passagem da Conceição e Limpo Grande.

"Até o final de agosto as equipes estarão em campo e com isso, passamos de oito unidades do PSF para 12, ou seja, um aumento de 50%, apenas neste ano com a chegada destes novos grupos de profissionais que vão dar suporte à atenção básica do Município", informa.

De acordo com o Ministério da Saúde, cada equipe do PSF pode ficar responsável por até mil famílias. Levando em consideração esta determinação, "o PSF vai integrar mais quatro mil famílias de bairros carentes que terão atendimento domiciliar e acompanhamento contínuo de saúde", aponta o secretário.

Já em julho, a Secretaria iniciou o mapeamento das áreas onde as novas equipes vão atuar. Como explica Della Pasqua, o mapeamento é que vai mostrar de que forma as equipes vão trabalhar, pois isso define as famílias que necessitam desta atenção em domicílio.

"É um trabalho minucioso para definir quantos agentes de saúde comunitários serão necessários para a área de abrangência", completa a superintendente técnica da pasta, Ely Nazário Barden. O Programa do governo federal estabelece ainda para fazer parte de uma unidade do PSF as famílias devem estar num raio de até cinco quilômetros de distância da unidade física (posto de atendimento) da região.

"Estamos cumprindo o que foi anunciado lá atrás no início da gestão", exclama o secretário. Em três anos, o atendimento do PSF triplicou na cidade e com as novas equipes será quadriplicado, já que quando esta administração assumiu eram apenas três equipes em atuação (São Mateus, Unipark e Vila Artur). "Em 28 meses passando para oito e vamos avançar para 12", frisa Della Pasqua.


Fonte: Gazeta Digital

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário